terça-feira, 5 de setembro de 2017

O que aprendemos sobre o Universo?

Projeto Minha Casa Azul

Olá pessoal! Finalizamos uma etapa do nosso projeto. Leiam o texto que elaboramos e nos] A conte o que achou.
Beijos! 1º Ano D

PROJETO: "MINHA CASA AZUL"
1º Ano D
- O que aprendemos sobre o Universo?
        No Quadro de Projeto fizemos as seguintes perguntas sobre o Universo:
_ Galáxia é um conjunto de estrelas, gases, poeira e planetas?
_ Por que Plutão não é mais um planeta?
_ Como as estrelas vivem?
        Descobrimos que galáxia é um conjunto de estrelas, gases, poeira e planetas. Nos interessamos mais pelos planetas. O Sistema Solar tem oito planetas e uma estrela que é o Sol.
Nossa turma foi dividida em pequenos grupos. Cada grupo ficou responsável de pesquisar sobre um planeta na Biblioteca com os materiais da escola e dos que trouxeram de casa.
O primeiro planeta é Mercúrio. Sophia e João Pedro descobriram que ele tem a superfície seca cheia de crateras igual a Lua. A curiosidade é que ele se parece com a Lua.
O segundo planeta é Vênus. Vitor, Marcela e Bento pesquisaram e descobriram que ele é coberto por lavas e centenas de vulcões. Chamam o planeta de "Estrela do pastor" porque ele é a primeira luz a aparecer à noite.
Maria Clara, Bruna, Gabriela Rocha e Riccieri pesquisaram sobre o terceiro planeta que é Terra. Ele tem vida e água. É um globo azulado todo colorido.
O quarto planeta é Marte. Malú, Amanda e Laura descobriram que ele é um planeta rochoso que possui núcleo rico em ferro. Ele é o mais explorado por sondas espaciais desde os anos de 1960.
O quinto planeta é Júpiter. Gabriel Henrique, Giovanna e Bianca descobriram que ele é o maior planeta do Sistema Solar. Ele é feito principalmente de gases e está cercado por nuvens e dois anéis. Tem o nome do chefe dos deuses romanos porque é o maior dos planetas.
Pietro, Manuela e Gabriel Bittar pesquisaram sobre Saturno. Ele é o sexto planeta do Sistema Solar e o segundo maior planeta. É envolvido por anéis com poeira, rochas e gelo. Para os antigos gregos e romanos acham que o Saturno era o deus do tempo.
O sétimo planeta é Urano. Pietra, Ana Clara e Ana Luiza descobriram que ele é o terceiro em tamanho. É comparado com a Terra e ele tem gelo. Leva 84 anos para completar uma volta ao redor do Sol.
O oitavo e último planeta do Sistema Solar é o Netuno. Júlia, Gabriela Carvalho, Kaio, Gabriel Prata e Felipe descobriram que ele é azul, frio e pequeno. É o mais azul dos planetas, por isso ganhou o nome do deus dos mares.
Agora dividimos novamente nossa turma em pequenos grupos para estudarmos sobre os Continentes. Vem muitas descobertas por aí.
Abraços!
Turma do 1º Ano D
Texto elaborado pelos/pelas estudantes do 1º Ano D com auxílio das professoras Thaís e Luana.
01/09/2017
Fontes dos materiais pesquisados:
·         Revista Explorando o Universo - Tudo o que você precisa saber sobre o espaço.
·         Livro Manual do Espaço do Astronauta.
·         Livro Meu 1º Larousse -  Nosso planeta
·         Atlas Visual da Ciência - Universo.
·         Livro Espaço - Estrelas, planetas, foguetes...
Uma viagem pelo Universo de tirar o fôlego.

3 comentários:

  1. Olá pessoal do 1º Ano D!
    Vocês trabalharam muito bem e vimos que descobriram muitas coisas legais que nós não sabíamos.
    Parabéns!
    Beijos!
    1º Ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º Ano C!
      Obrigada pelos elogios do nosso trabalho!
      Nós também gostamos do texto de vocês.
      Beijos!
      1º Ano D

      Excluir
  2. nós trabalhamos muito duro pra fazer essa coisa do nosso projeto minha casa azul então obrigado pelos elogios eu sou pietro do 1 ano d turma eu sou o desnesessauro

    ResponderExcluir